Página principal do livro

Compre na Amazon ou UmLivro

Veja também nosso curso de extensão a distância, com certificados emitidos pelo DCC/UFMG.

Engenharia de Software Moderna

Marco Tulio Valente

1 Estudo de Caso: PIX no Banco X

1.1 Introdução

Neste artigo, iremos apresentar um estudo de caso sobre a organização de um time ágil – ou squad – que segue um método semelhante a Scrum. Nosso objetivo é explicar a composição desse squad hipotético, isto é, comentar sobre os principais profissionais que fazem parte dele e sobre as suas responsabilidades e tarefas.

Contexto: Vamos assumir que o squad trabalha em um banco hipotético, chamado Banco X. Após a regulamentação do PIX pelo Banco Central, o Banco X deseja implementar e disponibilizar esse serviço de transferência online. E nosso squad ficou responsável por essa implementação, já que ele cuida dos demais tipos de transferência do banco, tais como TED e DOC.

Importante: objetivo deste artigo é totalmente didático. Portanto, o Banco X e o nosso squad são hipotéticos. Além disso, fizemos algumas simplificações para tornar o exemplo compacto e mais fácil de entender.

1.2 Composição do Squad

Vamos assumir que o squad de exemplo é formado por:

  • 1 Project Owner (PO)
  • 1 UI/UX Designer
  • 1 Desenvolvedor Frontend
  • 1 Desenvolvedor Mobile
  • 2 Desenvolvedores Backend
  • 1 Scrum Master

A seguir comentamos sobre as responsabilidades e tarefas desses profissionais, sempre no contexto da implementação do nosso serviço de PIX no Banco X.

Product Owner (PO)

Às vezes chamado também de Product Manager (PM), cabe a esse profissional estudar e entender os requisitos para operação do PIX, definidos pelo Banco Central. Para isso, o PO conta com o apoio das áreas de negócio do banco, incluindo analistas financeiros, analistas bancários, contadores, pessoal de marketing, growth, etc.

Em seguida, o PO deve explicar para o time como o PIX funciona e o que deve ser implementado. Deve também explicar o cronograma do projeto, pois existe uma data para o PIX entrar no ar.

Adicionalmente, deve propor e escrever as principais histórias de usuários e também, muito importante, definir os testes de aceitação das mesmas.

Por fim, deve tirar dúvidas dos desenvolvedores durante a implementação do projeto.

UI/UX Designer

Esse profissional também deve entender bem os requisitos do PIX. Uma vez feito isso, ele deve observar e entrevistar possíveis usuários, incluindo clientes do banco e, talvez, aqueles que ainda não são clientes.

Como resultado, ele deve criar um protótipo de interface com o usuário (UI), usando mockups, wireframes, etc e ferramentas como Figma. Por fim, deve testar e validar esses protótipos, sempre com usuários.

Desenvolvedores Frontend e Mobile

Esses desenvolvedores vão implementar a interface projetada pelo UI/UX designer. Para isso, podem usar frameworks como React (no caso da versão Web) e React Native ou Flutter (no caso da versão mobile).

Eles podem também sugerir e participar de testes com usuários, os quais serão mais uma vez acompanhados pelo UI/UX designer. E, não menos importante, podem implementar testes end-to-end, usando frameworks como o Cypress.

Desenvolvedores Backend

Esses desenvolvedores vão implementar a lógica do PIX no Banco X, incluindo regras de negócio, persistência em bancos de dados, protocolos de comunicação com o Banco Central e outros bancos, etc.

Eles devem pensar e garantir que essa implementação atende a requisitos não-funcionais, tais como segurança, privacidade, disponibilidade, desempenho, etc. E também implementar testes de unidade e de integração.

Scrum Master

Às vezes chamado de Agile Master ou Agile Coach, cabe a esse profissional acompanhar a implementação do PIX e ajudar o time a seguir o processo de desenvolvimento do banco.

Ele deve organizar e facilitar os eventos de um sprint, tais como reuniões de planejamento, reuniões diárias, revisão e retrospectiva. E, sempre, atuar como um líder servidor, ajudando o time a remover impedimentos não-técnicos que, inevitavelmente, vão surgir durante a implementação.

Outros Profissionais

Além daqueles mencionados, outros profissionais podem contribuir com a implementação do PIX no Banco X, incluindo:

  • Engenheiro de Infraestrutura (ou DevOps): cabe a esse profissional definir onde o serviço de transferência vai rodar. Por exemplo, na nuvem ou localmente. Ele deve também garantir, planejar e cuidar para que o Banco X tenha infraestrutura adequada para operar o serviço com segurança, desempenho, disponibilidade, etc.

  • QA (Quality Assurance): algumas empresas possuem profissionais dedicados para garantia de qualidade. Eles podem ajudar o PO a escrever testes de aceitação e também executar tais testes e validações ao final dos sprints.

1.3 Como Começar? Workshop de Inception

Antes de começar a rodar os sprints, pode-se realizar um workshop com todos os membros do time e alguns stakeholders importantes do projeto. Em um projeto dessa complexidade, esse workshop – normalmente chamado de inception – pode durar alguns dias.

Os principais objetivos do encontro são os seguintes: definir o escopo e cronograma do projeto; definir as principais tarefas e histórias de usuários; identificar e mapear riscos e obstáculos; criar a primeira versão do backlog do produto e definir os objetivos dos primeiros sprints.

Terminado o workshop de inception, os sprints podem começar!

Exercícios

1. Escreva três histórias de usuários do projeto PIX no Banco X.

2. Suponha que o projeto PIX no Banco X foi concluído com sucesso. Meses depois, o Banco Central baixou a seguinte regra: transferências via PIX entre 20:00 e 06:00 devem obedecer ao limite de R$ 1.000,00. Qual seria o papel de cada membro do time na implementação dessa nova regra? Descreva de forma simplificada.


Voltar para a lista de artigos.