Engenharia de Software Moderna

Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade

Marco Tulio Valente

Depoimentos sobre o Livro

Engenharia de Software Moderna foi produzido para ser usado na sala de aula, em cursos que têm somente uma disciplina na área. Um grande desafio, em uma área dominada por livros clássicos que têm alto nível de adoção no mundo todo. O livro é uma atualização em Engenharia de Software, passa pelos principais tópicos e avanços da área nos últimos tempos. Sem descer a detalhes desnecessários, é leitura agradável, bem escrito e bem organizado, e cumpre muito bem seu objetivo. Com uma facilidade para adoção: está disponível em uma versão web, com transparências para uso nas aulas. Além das versões em formato e-book e impressa, esta última cada vez menos usada. Certamente, eu seria dos primeiros a adotar o livro em minhas disciplinas.
O livro Engenharia de Software Moderna aborda com profundidade um tema central da Computação, que, embora seja inerentemente complexo, é apresentado nesta obra de forma clara, intuitiva e de fácil entendimento, fruto de uma primorosa organização didática e de um elevado rigor científico. O leitor é premiado com uma leitura técnica leve e agradável da apresentação dos principais métodos, processos, padrões e princípios da Engenharia de Software, os quais são comparados e avaliados conforme as melhores práticas do desenvolvimento moderno de software.
Engenharia de Software Moderna aborda princípios e práticas de desenvolvimento de software adotados atualmente no mercado. Seu grande diferencial é o enfoque prático, com a cobertura de conteúdos fundamentais para a criação de software com produtividade e qualidade. Tópicos de extrema relevância (métodos ágeis, projeto e arquitetura, testes de software, refatoração, DevOps, entre outros) são explorados de forma didática e técnica, proporcionando uma leitura clara e enriquecedora. O livro também contém seções chamadas "Mundo Real", que contextualizam os temas estudados com exemplos concretos do mercado de software, além de propor exercícios de fixação, que complementam o aprendizado. Engenharia de Software Moderna é ideal para estudantes da área e para profissionais que pretendem iniciar na carreira de Engenheiro de Software ou visam atualizar seus conhecimentos.
O livro Engenharia de Software Moderna entrega o que promete, tanto em conteúdo quanto em forma. Em outras palavras, o livro trata de assuntos relevantes e atuais, por meio de um texto bem escrito e organizado, o qual é disponibilizado em diversos formatos modernos para leitura.
O livro Engenharia de Software Moderna aborda de forma pragmática, e em nível de detalhes adequado, os princípios da Engenharia de Software associando-os às práticas e técnicas mais contemporâneas adotadas na indústria de software (e.g., Scrum, TDD, Refatoração, Microsserviços, Git e DevOps). O livro também oferece leituras complementares e referências adicionais para conteúdos técnicos e artigos científicos, os quais permitem ao aluno um maior grau de aprofundamento sobre o assunto apresentado. O livro não deixa a desejar no quesito lista de exercícios! Ele traz, ao final de cada capítulo, uma série de exercícios de fixação que ajudam o aluno a refletir sobre aquele conteúdo. Além disso, o livro disponibiliza, na forma de material suplementar, listas de exercícios do tipo "verdadeiro" ou "falso" que permitem ao aluno ter um auto-diagnóstico rápido sobre seu processo de aprendizado. Para além das vantagens mencionadas, um dos fatores que me levaram a dotar o livro é o fato de que todo o conteúdo (livro, slides e exercícios) encontra-se disponível em formato digital e de forma gratuita no website do livro. A existência desse material online me permitiu incorporar, de forma gradual, o uso de metodologias ativas (e.g., sala de aula invertida) no processo de ensino-aprendizagem de Engenharia de Software.

Voltar para página principal do livro.